quarta-feira, 2 de abril de 2014

Farmácia #1 - Parte 3

Olá Farmácia,
Dando continuidade às publicações sobre os alunos premiados, segue o depoimento da aluna Mariana Fermiano.

"Em 2010, eu comecei um trabalho de pesquisa com a professora Silmara Alegretti, no departamento de parasitologia, em um projeto em parceria com o CPQBA chamado "Efeitos do extrato de Inga laurina sobre o Strongyloides venezuelensis in vitro". Um semestre depois, eu fui contemplada com a bolsa PIBIC. Fiquei um ano e meio nesse projeto, e no Congresso PIBIC de 2011 o meu foi um dos 6 trabalhos que receberam o prêmio INOVA "Iniciação à Inovação".

Em 2012, estudando inglês por conta própria, prestei o TOEFL e consegui a bolsa Ciência sem Fronteiras para ir para os Estados Unidos. Durante dois semestres, fiquei na University of New Mexico estudando no College of Pharmacy. Lá, tive oportunidade de conhecer melhor a cultura americana e ver as grandes diferenças na nossa área, das quais destaco que o curso de farmácia nos Estados Unidos é uma pós-graduação, ou seja, você tem que fazer uma graduação na área de biológicas antes e o curso é totalmente voltado para a área da saúde e atenção farmacêutica (quase nenhum farmacêutico vai para a indústria). Enfim, ao final desses dois semestres, a minha menor média foi B (equivalente a 8,0) e obtive um GPA de 3,73/4 (o CR deles vai até 4, e não até 1 como o nosso).


Após essa experiência, tive a oportunidade de fazer uma Academic Training (mais ou menos nossa iniciação científica) na University of Wisconsin com a Dr. Jill Kolesar, trabalhando com um teste clínico de fase I para um novo quimioterápico (muito HPLC-MS/MS, curvas de calibração e pipetagem!). Em menos de dois meses fiz a análise de quase 500 amostras e elaborei o protocolo para esse estudo, o que irá me render uma publicação internacional em breve como co-autora.

Por fim, ainda na University of Wisconsin, fiz uma revisão bibliográfica como autora principal sobre a glucarpidase e o metotrexato, entitulada "Glucarpidase for the Management of Elevated Methotrexate Levels with in Patients with Delayed Methotrexate Clearance Due to Impaired Renal Function", que já foi aceita no "American Journal of Health­System Pharmacy" e está na lista de espera para ser publicada.

A mensagem que eu quero deixar para os atuais estudantes da Farmácia Unicamp é que aproveitem ao máximo tudo o que o curso oferece e que pensem "fora da caixa". Não é porque a maioria da sua turma está indo para a indústria fazer estágio, ou porque você nunca fez aulas de inglês na vida, que você não pode trancar a faculdade para fazer um intercâmbio. Corra atrás do que você acredita que é certo para você. ;)"

Quer contar sua história, seus prêmios e suas conquistas também? Mande um e-mail para cafarma.unicamp@gmail.com

4 comentários:

  1. Parabéns, Mari!! =D Muito feliz em ler tudo isso !!! Beijos Carol 08

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carol :)
      Espero que possa ajudar os bixos que estão chegando!

      Excluir
  2. Parabéns, Mari!
    De onde vieram essas conquistas irão vir muitas mais!
    Muito feliz por todo o sucesso que você vem alcançando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cris! Sempre me apoiando! :)
      Muito sucesso para nós!! o/

      Excluir