FAQs

Página voltada para sanar as principais dúvidas. Se sua dúvida não está aqui, entre em contato com o CAFARMA que iremos respondê-la o mais breve possível. 



  • O que é FAQs?
FAQs é uma sigla para Frequently Asked Questions, que significa Dúvidas Frequentes.
  • Coeficiente de Rendimento (CR)
O que é? 
O CR indica, matematicamente, o rendimento de um aluno, de acordo com as notas. Não corresponde ao real aprendizado, sendo apenas um indicativo baseado nas notas obtidas. As notas podem refletir o aproveitamento do aluno nas disciplinas, ou não. Porém, como é muito difícil determinar o quanto um aluno aprendeu efetivamente numa disciplina, o modelo de notas é adotado, e por consequência o CR.

Como é obtido? Para que serve?
Resumidamente, o CR é obtido pela divisão de duas somas. (1) A soma de todas as notas (considerando a proporção de créditos), dividido pela (2) soma da quantidade de disciplinas cursadas (também considerando a proporção dos créditos). É também dividido por 10, de modo a garantir sempre um resultado que varia de 0,0 a 1,0.
O CR é um parâmetro de uso INTERNO e EXCLUSIVO da Unicamp. É utilizado como critério para preenchimento de vagas, caso necessário, em algumas disciplinas. É também utilizado para situações em que a Unicamp necessite fazer alguma seleção de alunos (como nos processos de Intercambio). 
No curso de Farmácia, é usado também como critério para prioridade de escolha dos estágios em Farmácia (FR900).

Um CR baixo prejudica em algo? Até que ponto o CR pode me influenciar na matrícula de disciplinas?
Sim e Não. O CR é um critério interno da UNICAMP e com isso, não vale nada fora da universidade. No entanto, é critério para seleções dentro da Unicamp, como Matrículas, Intercambios, etc. Porém, não terá influência alguma uma vez que você se forme ou procure estágio fora da Unicamp, uma vez que as Industrias contam com processos seletivos próprios.
O CR é critério para o preenchimento de vagas em eletivas e do estágio hospitalar (FR900) ou seja, quem tem CR maior tem prioridade pela vaga. No caso das obrigatórias isso não acontece, já que os alunos regularmente matriculados e em fase tem direito de cursar a matéria independente do seu CR.
  • Intercâmbio
A Unicamp tem convênio com diversas Universidades estrangeiras e lança diversos editais através do CORI (Coordenadoria de Relações Intitucionais e Internacionais) que são divulgados pelo site: , lá eles colocam os editais que contem todos os requisitos e documentos necessários para a candidatura ao intercâmbio.

Agora também estão sendo lançados editais através do programa do governo federal o “Ciência sem Fronteiras”, que disponibiliza além do intercâmbio,um auxilio financeiro para o aluno, os editais estão disponíveis no site: http://www.prg.unicamp.br/csf/.

Existe algum pré-requisito?
Depende do intercâmbio. Normalmente exige-se teste de proficiência para a língua do país destino, por exemplo TOEFL para proficiencia na língua inglesa, também há um CP mínimo e máximo para a realização do intecâmbio. Além disso normalmente é exigido que o aluno tenha CRP positivo (CR acima da média da turma).

Teste de proficiência em línguas estrangeiras
O exame de proficiência é a verificação do conhecimento do aluno em certo idioma, conforme o desempenho do aluno, ele tem a disciplina e os créditos referentes registrados em seu histórico.O exame ocorre apenas no primeiro semestre e a inscrição pode ser realizada através do site da  DAC.O aluno deve seguir os seguintes passos:
1-acessar Serviços On-line;
2-acessar o sistema Teste de Proficiência;
3-no sistema Teste de Proficiência, consultar composição das disciplinas conjunto;4-consultar as disciplinas oferecidas;
5-Inscrever-se nas disciplinas que desejar.

Como cursar disciplinas no CEL?
É só sem matricular no período de matrícula regular. Porém como não há reserva de vagas para o nosso curso, o deferimento da matrícula irá depender tanto do seu CP como do CR. 

  • Iniciação Científica
Como funciona?
Basicamente você precisa pesquisar qual professor trabalha com a área que você se identifica. Escolhido o professor, você manda um e-mail para ele pedindo a vaga de IC.

Meu desempenho influência caso for feito o pedido para bolsa?
Depende. Muitas reprovas podem influenciar no pedido de bolsa, porém ao mandar o projeto para avaliação das agências que concedem a bolsa (CNPq ou FAPESP) o aluno manda junto com o projeto além do seu currículo o currículo do orientador. E ambos influenciam na hora da concessão da bolsa.  
  • Dependências
No que elas influenciam?
Depende. Algumas matérias são pré-requisitos para outras, então uma reprova pode impossibilitar você de fazer uma das matérias do semestre seguinte e isso pode acabar virando uma reação em cadeia, já que uma matéria vai trancando a outra e assim por diante. Caso contrário, a pior parte é fazer a matéria de novo.É importante ressaltar que uma reprova não vai fazer o seu CR despencar. A nota que vai pra DAC é a nota final da disciplina, que é somada com todas as outras para compor o CR.

Como funcionam as turmas especiais?
As turmas especiais são destinadas aos alunos que reprovaram uma disciplina com nota maior ou igual a 3,0. Na turma especial o aluno só faz as provas e não é obrigado a assistir as aulas. Porém é importante ficar atento, pois cada professor coloca o seu critério de aprovação para o aluno especial que pode muitas vezes ser diferente do daqueles que cursam a disciplina regular.
Quando realizar matrícula em turma especial, você deve completar o campo 'turma' com o símbolo %.
  • Eletivas
O que são disciplinas eletivas? Como funcionam?
O curso é o composto por dois blocos de disciplinas. O Núcleo Comum e as Eletivas. O Núcleo comum são as disciplinas que necessariamente deve cursar. As Eletivas são disciplinas que você pode escolher quais cursar, porém, obrigatoriamente deve cumprir 8 créditos de uma lista de disciplinas específicas de farmácia e mais 6 créditos em qualquer disciplina da Unicamp.

Como funcionam as eletivas para "qualquer disciplina oferecida pela Unicamp" ?
São 6 créditos dos quais o aluno deve obrigatóriamente cursar qualquer disciplina oferecida pela Unicamp, menos as do Núcleo Comum ou as Eletivas Específicas. São validos absolutamente quaisquer disciplinas da Unicamp (incluindo idiomas, cerâmica, desenho animado, trabalho voluntário, hospitalhaços, monitoria em museu, coral e etc). Para saber quais disciplinas a Unicamp disponibiliza, entre no site da DAC (www.dac.unicamp.br) -> graduação -> caderno de horários (ou clique aqui: www.dac.unicamp.br/portal/grad/horarios/). Lá você encontra a lista por instituto.
 
Precisa de algum comprovante para as Eletivas?
Não. Como a matrícula é feita pelo site da DAC, ele é automaticamente adicionada ao seu histórico. 
O que é e como funciona a "Reserva de Curso"?
Reserva de curso significa que, durante o período normal de matrícula, os alunos de determinado curso terão prioridade e terão suas matrículas aceitas como prioridade. Após o período de matrícula normal (período de alteração de matrícula), a Reserva de Curso não é considerada, apenas a disponibilidade de vagas e ordem de matrícula. Porém, atenção aos pré-requisitos e tenha em mente que algumas disciplinas precisam da autorização do docente para que a matrícula seja aceita (AA200), e essa autorização deve ser pedida antes. Como a matrícula é feita pelo site da DAC, ele é automaticamente adicionada ao seu histórico. 
 
Por que não abrir eletivas de noite?
O horário do curso é integral. Isso significa que as disciplinas do curso de farmácia são abertas se Segunda a Sábado, das 8h as 18h. O fato de uma disciplina aberta para química-tecnológica (N) que pode equivaler para farmácia como eletiva, não justifica a abertura de uma disciplina a noite para a Farmácia.

  • Atividades complementares
Essa disciplina faz parte do Núcleo Comum, portanto, você precisa obrigatoriamente cumprir os 10 créditos dela. A ideia é que você se matricule no ultimo ano, para validar todas as atividades realizadas durante todo o curso, que incluem participação na SAF, Congressos, CA, EJ, AAA, entre outras atividades. Porém, para validar essa disciplina, você deve necessariamente ter o certificado com o número de horas e devidamente assinado.
 
A Comissão de Graduação estabeleceu alguns parâmetros para a disciplina de Atividades Complementares (FR904) e você pode consulta-los nestre documento: Comissão de Graduação - FR904.